Mercado: VW lidera vendas mundiais



A JATO Dynamics do Brasil, líder em fornecimento de informações automotivas, divulga seu release mensal com os dados de veículos vendidos mundialmente até maio de 2015. A China já apresenta sinais de desaquecimento com apenas 1,6% de crescimento em maio de 2015 se comparado ao mesmo período de 2014, um aumento relativamente baixo se comparado aos meses anteriores. Os EUA ocuparam o 2º lugar com alta nas vendas de 1,5% ante maio do ano anterior. O Japão, na 3ª colocação, apresentou a mesma queda do mês anterior de 7,9% para maio, e no acumulado de 12,7% em relação ao ano anterior.

Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.
A Alemanha mantém como o quarto maior mercado no ranking mensal e no acumulado, mas apresentando queda de 6,9% nas vendas do mês, mas no acumulado dos cinco primeiros meses do ano com alta de 3,7% em relação ao ano anterior. A Índia e a Grã Bretanha seguem logo atrás, ambos oa países apresentando números positivos de 2,8% e 3,8% em maio de 2015 se comparado ao ano anterior, respectivamente.

Em meio à crise econômica, o Brasil caiu mais uma posição no ranking mensal e agora está na 7ª colocação e com retração de 26,2% no mês em maio se compararmos ao mesmo mês de 2014, a segunda maior queda do ranking no quadro abaixo, ficando atrás somente da Rússia que apresentou queda de 38% no mês de referência influenciada pela desvalorização da moeda russa.

* Os números incluem comerciais leves e carros de passeio, com exceção da China - apenas carros
** a pesquisa contempla os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Croácia, França, Espanha, EUA, Grã Bretanha, Grécia, Holanda, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Portugal, Rússia, Suécia, Suíça, Tailândia, Taiwan e Turquia

Desempenho dos grupos
Nove entre os dez primeiros colocados do ranking dos grupos automotivos apresentaram retração nas vendas em maio deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior. Apenas a Honda apresentou 4,1% de crescimento nas vendas do mês. Entretanto, se analisados os dados no acumulado do ano, os números apresentam resultados menos negativos se comparado aos números do mês.

*carros e comerciais leves
** a pesquisa contempla os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Croácia, França, Espanha, EUA, Grã Bretanha, Grécia, Holanda, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Malásia, Portugal, Rússia Suécia, Suíça, Tailândia, Taiwan e Turquia

da Redação | 16/07/2015

Últimas notícias

09/12/2021

Mercado: VW up! 2021 chega às lojas

29/12/2020

Mercado: Licenciamento e Certificado de Registro de Veículo são unificados

17/12/2020

Mercado: Nissan responde dúvidas sobre carro elétrico em série de vídeos

16/12/2020

Trânsito: Detran-MT mantém serviços de forma on-line ou por agendamento