Mercado: Volkswagen apresenta Novo Touareg



O Volkswagen Novo Touareg chega ao mercado nacional com novas linhas de design na frente e na traseira, além de novas cores e rodas. Em termos de tecnologia há agora freios com sistema "Multicollision Brake" recurso que ajuda a evitar colisões secundários em caso de acidente, sistema "Pro Active" proteção proativa dos passageiros e faróis bixenônio. Além disso, o utilitário recebeu aperfeiçoamentos na aerodinâmica e novos pneus com menor resistência à rolagem, que contribuem para aumentar a economia de combustível.

O sistema de suspensão de série com molas de aço foi aperfeiçoado; com isso, há respostas mais rápidas da direção e ganho em conforto. Já a suspensão a ar, equipamento de série na versão V8 R-Line, permite, por exemplo, aumentar a distância do veículo em relação ao solo em até 300 mm em percursos fora de estrada. Em velocidades altas, a carroceria é rebaixada automaticamente pela suspensão pneumática.  O controle automático de velocidade e de distância ACC com "Front Assist" e "City Emergency Brake" frenagem de emergência na cidade, agora com função stop-and-go, foi aperfeiçoado.
O Novo Touareg tem 4,80 metros de comprimento, 1,94 m de largura e 1,70 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,89 m e o porta-malas acomoda 580 litros de bagagem.
O modelo será oferecido no mercado brasileiro em duas versões: V6 e V8 R-Line.
A configuração V6 traz o motor FSI 3,6l com 280 cv a 6.200 rpm e torque de 37 kgfm a 2.900 rpm. Associado à transmissão automática tiptronic de oito marchas, esse motor faz com que o Novo Touareg V6 acelere da imobilidade aos 100 km/h em 7,8 s e alcance a velocidade máxima de 228 km/h.
A versão  V6 ainda oferece uma lista de equipamentos de série, contando com itens como faróis bixenônio, sistema de tração integral 4MOTION, volante multifuncional, sistema de infotainment RNS 850 com navegação integrada, tela sensível ao toque touchscreen, sistema de controle de climatização Climatronic com duas zonas de resfriamento, direção hidráulica e controle eletrônico de estabilidade ESC com função de estabilização de reboque, entre outros.

Outra tecnologia de série do Novo Touareg é o detector de fadiga. O equipamento detecta a perda de concentração do motorista e o avisa por meio de um sinal auditivo com cinco segundos de duração. Uma mensagem visual também aparece no painel de instrumentos, recomendando que o condutor pare para descansar. Caso o motorista não pare dentro dos próximos 15 minutos, o aviso é repetido.

A grife R-Line incrementa a aparência externa do SUV e inclui itens como rodas de liga leve de 20 polegadas, para-choque com design R-Line, entradas de ar em preto brilhante com frisos cromados adicionais, difusor traseiro preto brilhante também com friso cromado, ponteiras cromadas e defletor traseiro imponente e esportivo. Além disso, um logotipo R-Line na grade do radiador ressalta a esportividade do veículo.

Complementam o pacote volante esportivo com o logotipo R-Line, sistema de controle de climatização Climatronic com quatro zonas de resfriamento, os especiais "Silver Lane" no painel de instrumentos, soleiras das portas com logotipo R-Line, pedaleiras de aço inoxidável e janelas traseiras escurecidas. Há, ainda, os em preto piano no painel, bancos dianteiros esportivos revestidos de couro Nappa dois tons com o logotipo "R-Line" nos apoios de cabeça. O console central tem acabamento de alumínio e o teto conta com revestimento em preto titânio.

O Novo Touareg R-Line é oferecido exclusivamente com o motor V8 FSI 4,2 litros, com 360 cv, e transmissão automática de oito marchas Tiptronic.  A amplitude oferecida pelas oito marchas possibilita que a oitava marcha seja usada como "overdrive", permitindo que o carro trafegue em alta velocidade com o motor em baixa rotação, para maior economia de combustível.

O resultado é que a velocidade máxima de 245 km/h do Toaureg R-Line é atingida em sexta marcha, com a sétima e a oitava auxiliando na economia de combustível e redução de emissões em velocidade de cruzeiro. A menor rotação do motor, nessa situação, contribui também para reduzir o ruído e elevar o conforto na cabine. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,5 segundos - marca impressionante para um veículo de 2.075 kg.

da Redação | 03/03/2015

Últimas notícias

09/12/2021

Mercado: VW up! 2021 chega às lojas

29/12/2020

Mercado: Licenciamento e Certificado de Registro de Veículo são unificados

17/12/2020

Mercado: Nissan responde dúvidas sobre carro elétrico em série de vídeos

16/12/2020

Trânsito: Detran-MT mantém serviços de forma on-line ou por agendamento