Mercado: Hyundai apresenta a picape conceito Santa Cruz


   
A Hyundai apresentou o modelo conceitual da sua picape crossover Santa Cruz no Salão Internacional de Detroit, nos Estados Unidos. O veículo conceito é uma interpretação total da utilidade das picapes, em especial para uma nova geração de compradores, os chamados Millennials, que representam a segunda maior fatia de compradores do mercado de automóveis.

"O conceito de picape crossover Santa Cruz vai ao encontro das necessidades do estilo de vida dos Millennials, conhecidos como Aventureiros Urbanos", afirmou Mark Dipko, Diretor de Planejamento Corporativo da Hyundai Motor America. "Este novo crossover dá a eles toda a praticidade que eles necessitam para suas todas as suas atividades sejam elas profissionais ou sociais, e ainda uma variedade completa de opções ao ar livre, sem ajustes típicos dos atuais produtos oferecidos pela indústria a que estão acostumados."
Para atender às necessidades específicas desses Aventureiros Urbanos, a Santa Cruz não foca apenas nos mesmos atributos das picapes tradicionais. Os designers da Hyundai criaram um veículo único e ousado, que combina com o estilo de vida deles, começando por uma grade dianteira em cascata que lembra um ventilador, a inclinação agressiva no perfil lateral, rodas superdimensionadas com cubos rápidos e uma plataforma de carga com laterais elevadas. Os arcos das rodas, teto e trilhos da caçamba contam com argolas de amarração para fácil fixação de objetos de todos os formatos e tamanhos. Para facilitar o acesso aos bancos traseiros, o conceito tem portas que abrem para a frente, que se integram harmoniosamente ao design das portas dianteiras.

Eficiência é um atributo-chave de seus avançados trens de força, entre eles um motor turbodiesel 2,0 litros que gera 190 hp e 41,5 kgfm de torque e, ao mesmo tempo, proporcionando excelentes níveis de economia de combustível. A Santa Cruz também conta com o sistema de tração integral HTRAC da Hyundai - portanto, nada de desespero ao procurar novas trilhas para snowboarding logo após uma nevasca, por exemplo.

O conceito é intencionalmente compacto e, apesar de ter quatro portas e acomodar cinco pessoas, a área que ocupa é aproximadamente a mesma de um utilitário esportivo compacto. Essas dimensões a tornam ideal para navegar na selva urbana e se acomodar em vagas de estacionamento apertadas que a maioria dos usuários de picapes nem levam em consideração.

Ela traz a típica personalidade dinâmica de um utilitário compacto, mas ao mesmo tempo conta com uma versátil caçamba que permite levar, fora da cabine, tudo o que o usuário desejar transportar, seja na ida a um centro de reciclagem, em uma manhã praticando surfe ou para levar um par de mountain-bikes até uma trilha na serra. Sejam quais forem as atividades do dia, todo o equipamento sujo, suado, úmido, cheio de areia e volumoso fica na traseira do veículo, separado do compartimento de passageiros.

Durante a semana, o material para aquela caminhada matutina ou para o jogo após o trabalho fica trancado com segurança na traseira, sob uma cobertura rígida integrada que se retrai, convenientemente, liberando o caminho quando não for necessária.

Às vezes, há situações que exigem maior espaço de carga. Para esses momentos, o Santa Cruz dispõe de uma extensão, que permite que a plataforma de carga seja ampliada. A extensão é perfeita para tudo, desde uma viagem de moto pelas montanhas até para trazer para casa um móvel antigo pronto para ser restaurado. Quando totalmente estendida, a plataforma de carga da Santa Cruz tem comprimento similar ao de uma picape média, permitindo carregar muito mais do que sua área compacta total poderia sugerir.

da Redação | 27/01/2015

Últimas notícias

09/12/2021

Mercado: VW up! 2021 chega às lojas

29/12/2020

Mercado: Licenciamento e Certificado de Registro de Veículo são unificados

17/12/2020

Mercado: Nissan responde dúvidas sobre carro elétrico em série de vídeos

16/12/2020

Trânsito: Detran-MT mantém serviços de forma on-line ou por agendamento