Salão de Detroit: Chevrolet apresenta conceito de carro elétrico



A Chevrolet apresentou hoje o Bolt EV, um conceito de carro 100% elétrico. Foi desenvolvido para custar na faixa dos US$ 30 mil e percorrer mais de 320 quilômetros com uma recarga das baterias. "O conceito do Bolt EV quebra paradigmas no mercado de veículos elétricos pois foi feito para as massas, não para milionários", argumenta Mary Barra, CEO da General Motors.

O objetivo da montadora é distribuir o veículo em todos os mercados globais.  O motorista pode configurar o veículo conforme a sua utilização: urbana, rodoviária ou fim de semana. Os diferentes modos ajustam, por exemplo, a velocidade de resposta ao comando do pedal do acelerador, a altura do veículo em relação ao solo e o nível de rigidez da suspensão.

O conceito da Chevrolet EV também foi pensado para suportar recargas rápidas. Em menos de 45 minutos na tomada, o carro pode completar até 80% da carga das baterias, dependendo de variáveis, como o clima.

Com características de um crossover, o modelo também inova na estética. A sua proporção não traz praticamente nenhuma saliência na parte frontal ou traseira. Além disso, ele utiliza materiais leves, incluindo alumínio, magnésio, fibra de carbono e até tecido que ajudam a reduzir o peso do carro.  A otimização da eficiência energética também vem com as soluções aerodinâmicas, como os para-lamas traseiros com aberturas para a melhor passagem do ar.

Aliás, teto e aerofólio são integrados, formando um conjunto charmoso e atlético. Já o estilo da traseira lembra a de um hatch e usa material acrílico para ajudar a transpassar mais luz natural no interior.

O farol de LED de alta intensidade e os elementos das lanternas estão alojados em lentes cuidadosamente facetadas como joias para proporcionar uma aparência de plasma quando iluminadas, criando uma assinatura visual por meio do efeito da luz.

Algumas das tecnologias do carro podem ser acessadas via smartphone por meio de um aplicativo específico, que permite:
    Travar e destravar as portas do veículo à distância;
    Usar o automóvel de forma compartilhada;
    Incorporar a função de estacionamento autônomo. No pátio de um shopping, por exemplo, o motorista pode desembarcar e ordenar ao veículo que procure uma vaga livre, sem a necessidade de ninguém a bordo e com total segurança.

Uma tela de 10 polegadas sensível ao toque com interface inovadora complementa o aplicativo. Ela permite a projeção de todas as funções de comando e de consulta em relação ao sistema.

da Redação | 12/01/2015

Últimas notícias

09/12/2021

Mercado: VW up! 2021 chega às lojas

29/12/2020

Mercado: Licenciamento e Certificado de Registro de Veículo são unificados

17/12/2020

Mercado: Nissan responde dúvidas sobre carro elétrico em série de vídeos

16/12/2020

Trânsito: Detran-MT mantém serviços de forma on-line ou por agendamento